O Grupo 1 da segunda divisão do Campeonato Baiano finalizou a sua primeira etapa com três clubes brigando na última rodada pelas primeiras posições do grupo: Ypiranga, Galícia e Camaçari. Através da análise do desempenho das equipes do grupo, pode-se ponderar acerca da classificação de momento e perceber se a mesma é sustentada ou se, no decorrer da segunda etapa da fase de grupos, podem ocorrer alterações profundas e substanciais na classificação do Baianão 2013.
Apesar de o Ypiranga ter aplicado uma goleada no Camaçari em jogo válido primeira etapa da fase grupos, a última rodada mostrou que o Camaçari é um time bom de arrancada. Os gráficos do texto Estatísticas do Grupo 1 da 2ª Divisão do Baianão 2013, mostra que o Camaçari subiu sem parar após a derrota para o Ypiranga . O gráfico Evolução da Pontuação da Equipes mostra isso claramente; enquanto as outras equipes tentavam se equilibrar, o Camaçari disparava. No entanto, o time da cidade do Polo Petroquímico tem o seu calcanhar de Aquiles: a defesa. No Gráfico Evolução da Vulnerabilidade Defensiva, pode-se observar que o Camaçari tem a defesa mais vazada do grupo.
Outro adversário que tem números interessantes é o Galícia. No Gráfico Evolução da Pontuação da Equipes, vê-se que o Galícia começou na liderança do grupo. Como, nas primeiras rodadas, a maioria das equipes ainda estão se acertando, o Galícia oscilou um pouco, mas parecia que iria disparar na liderança do grupo. No entanto, nas duas últimas rodadas, o Galícia não evoluiu na classificação. O cenário se torna mais preocupante, à medida que outros gráficos demonstram uma queda de rendimento da equipe. No gráfico Evolução da Vulnerabilidade Defensiva, vemos que a defesa do Galícia traçou um trajetória evolutiva muito intensa no sentido de se tornar uma das mais vulneráveis dentre as equipes do grupo. Já o Gráfico Evolução da Ofensividade, mostra que a capacidade ofensiva do Galícia estagnou. Por fim, a evolução da capacidade de conquistar vitórias do Azulino, também estagnou.
No que diz respeito ao Ypiranga, temos um quadro bastante equilibrado. A equipe está invicta na competição e possui o melhor ataque do grupo 1. O gráfico Evolução da Ofensividade evidencia bem o poder de fogo do Mais Querido. Porém, vale ressaltar que, nesse aspecto, a equipe ainda parece estar buscando um equilíbrio, pois notamos momentos de super alta seguido de momentos de estagnação. No que concerne à capacidade defensiva do Aurinegro Baiano, percebe-se que a defesa demonstra melhor equilíbrio do que o ataque, o gráfico Evolução da Vulnerabilidade Defensiva mostra que o Ypiranga há quatro rodadas consecutivas não sofre um gol sequer. No gráfico Evolução da Pontuação da Equipes, notamos um Ypiranga desenhando uma arrancada no final da primeira etapa da fase de grupos, que só não é melhor do que a impressionante arrancada do Camaçari. No que concerne à capacidade de conquistar vitórias, nota-se um equilíbrio que caminha pari passu com sua capacidade ofensiva.
As outras duas equipes do grupo estão em situações bem diferente. Enquanto a Catuense tenta arrancar para ser um adversário a mais na disputa das primeiras posições, o Ipitanga tenta a sua primeira vitória na competição. A Catuense demonstra um poder ofensivo mediano, mas a defesa parece ter demorado um pouco para se encontrar. Pelo lado do Ipitanga, sua vulnerabilidade defensiva só cresce, enquanto seu poder de fogo mostra muito pouco avanço.
Assim, concluímos nossa análise avaliando que a primeira etapa da fase de grupos da 2ª Divisão do Baianão 2013 mostrou que algumas equipes rapidamente se encontraram na competição, outras ainda estão em busca do equilíbrio, e há equipes que ainda precisam entrar de verdade na disputa sob pena de fazê-lo tarde demais. O Ypiranga até o momento denota um melhor equilíbrio na relação entre o setor de ataque e defesa. Já o Camaçari, apresenta melhor poder de conquistar vitórias. A segunda etapa é de definição, portanto, as equipes que estiverem com indicadores mais equilibrados tenderão a lutar primeiras posições do grupo. Vamos acompanhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.